Apresentação

Apresentação

A Associação Pró-Infância Nuno Álvares é uma Associação Particular de Solidariedade Social.

Missão

Contribuir para a promoção da população colaborando em especial com as famílias na educação e ocupação dos tempos livres dos seus filhos proporcionando-lhes o seu desenvolvimento harmonioso na sua tríplice dimensão, Pessoal, Social e Religiosa, conjuntamente com a preparação da criança com vista à sua integração no sistema de escolaridade obrigatória.

Breve História

Em finais de 1975, um grupo de pessoas empenhadas na defesa do património educativo e cultural que representava o Instituto Nun'Alvres, constituiu-se em Associação com estatutos e personalidade jurídica própria: “MINASP – Movimento do Instituto Nun'Alvres ao Serviço do Povo”. Assim, com vista à finalidade referida e da dinamização cultural e desportiva da população local, criou, sob a égide e orientação pedagógica da Companhia de Jesus, um Jardim de Infância, tendo adotado a denominação de Associação Pró-Infância Nuno Álvares.

Reforçando o seu papel local e regional, em resposta aos crescentes pedidos de apoio de famílias, em 1977, um novo acordo de cooperação é estabelecido com a Segurança Social, permitindo acolher crianças em idade Pré-Escolar.

Em 1982, em cooperação com a Segurança Social, é estabelecido um acordo que permite uma resposta social de apoio a crianças e jovens - a valência de Creche.

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, sem finalidade lucrativa, tem por objetivos o apoio a crianças e jovens, contribuir para a promoção da população colaborando em especial com as famílias na educação e ocupação dos tempos livres dos seus filhos atendendo à sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa.

O âmbito de ação da Associação abrange, designadamente, as freguesias dos concelhos de Santo Tirso, e V. N. Famalicão, com um propósito de dar expressão organizada ao dever moral de solidariedade e de justiça entre as famílias.