Apoio a crianças e jovens

Objetivos

A Associação Pró-Infância Nuno Álvares tem por objetivos:

 O apoio a crianças e jovens;

 Contribuir para a promoção da população colaborando em especial com as famílias na educação e ocupação dos tempos livres dos seus filhos atendendo à sua tríplice dimensão, pessoal, social e religiosa.

Creche e Pré-Escolar

 A Associação Pró-Infância Nuno Álvares, assegura a prestação dos seus serviços na valência de Creche e Pré-Escolar, através de um programa de atividades elaborado anualmente.

 O programa de atividades é adaptado à realidade sociocultural do meio onde a Associação Pró Infância Nuno Álvares está inserida. Tem como objetivo proporcionar às crianças um variado leque de experiências estimulantes que se concretizam na rotina diária da escola, especificado através do projeto pedagógico. O desenvolvimento destas atividades baseado no projeto pedagógico, está integrado no Projeto Educativo da Associação, e procura dar resposta não apenas à satisfação das necessidades e bem-estar das crianças, mas também favorecer o seu desenvolvimento integral.

 A Associação Pró Infância Nuno Álvares poderá organizar atividades complementares e de coadjuvação, nomeadamente, nas áreas da educação musical, educação física ou outras que se venham a achar necessárias.

Projeto Educativo

O Projeto Educativo da Associação Pró-Infância Nuno Álvares compreende duas áreas indissociáveis:

Identidade e Organização Geral

No âmbito da Identidade e Organização Geral identificamos as Orientações Gerais para a Educação da Companhia de Jesus, a sua História, Identidade, Ideário e Objetivos Gerais de Educação, a Comunidade Religiosa e a Organização Geral do Complexo Educativo do Colégio das Caldinhas.

Contexto específico

No Contexto específico da Associação Pró-Infância Nuno Álvares evidenciam-se o Contexto Histórico que esteve na origem desta Associação, a cooperação com a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, bem como a organização específica da sua atividade: Organização, Comunidade Educativa, Projeto Pedagógico, Projeto Curricular, Instalações afetas e outras estruturas de apoio.

Plano de Atividades

O Plano de Atividades visa prosseguir objetivos de qualidade e dar cumprimento ao Projeto Educativo, Curricular e Pedagógico, correspondendo aos princípios que orientam a dinâmica da Associação Pró-Infância Nuno Álvares.

As atividades propostas pretendem desenvolver o espirito de cidadania, autonomia e responsabilidade dos alunos, procurando garantir um desenvolvimento equilibrado e total de cada individuo, englobando cinco aprendizagens fundamentais que se interligam e que constituem para cada individuo os pilares do conhecimento/desenvolvimento: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Viver em Comum; Aprender a Ser e Aprender a Aprender.