Tempo para Pais (ciclo de encontros)

Caros Pais! 

No início do ano letivo demo-vos a conhecer a necessidade sentida por parte de alguns pais de nos juntarmos para refletir, discutir e aprender mais sobre temas relacionados com as nossas crianças e com a experiência da parentalidade. Na altura enviamos um pequeno questionário de forma a conhecermos melhor os temas que desejavam explorar. Num universo de 90 crianças, recebemos 28 respostas, o que para nós foi também um sinal de que este tipo de iniciativas podem mesmo fazer sentido neste momento, na nossa escola.

Desde então temos reunido, refletido e analisado esses dados, e chegámos a uma proposta simples e muito concreta de três momentos que vão de encontro aos temas que mais vos despertam a curiosidade e interesse. A logística destes momentos será simples, não carece de inscrição e dias antes de cada encontro iremos enviar um breve lembrete com o link do encontro. Deixamos também o nosso cartaz, pedindo que o divulguem nos grupos de sala e pelos contactos de pais que tiverem. E caso seja necessário ou queiram contactar-nos, podem usar o mail [email protected] Um abraço cordial a cada família, e até ao nosso encontro!

Os pais Ana Patrícia, Maria João, Patrícia Fernandes, Pia, Ana e Tiago

 

***

A nossa primeira convidada, vem já no dia 17 de fevereiro 2021, 4ªfeira, falar-nos do Desenvolvimento da Criança. A Diliana Costa Ribeiro é Enfermeira Especialista em Saúde Infantil, formada em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Ultimamente certificou-se ainda no modelo Touchpoints de Brazelton, um modelo que consiste numa abordagem do desenvolvimento perspetivado em torno de momentos chave, focada no bebé/criança e centrada na família. Sobre si mesma Diliana gostava de nos dizer:

“Desde que me lembro que sempre tive dois sonhos ou desejos: cuidar/tratar de crianças e ser mãe. Sou casada e mãe, neste momento a tempo inteiro, da Joana de 3 anos e Tiago de 3 meses. Sou enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria e saúde familiar num centro de saúde do Porto. Sou também formada em psicologia com especialidade em educação e desenvolvimento infantil. Ambas me trazem tanto de alegria como desafio todos os dias.”

Acreditamos que vai ser um ótimo momento de partilha em que nos vai ajudar a desenvolver a nossa capacidade de reconhecermos e interpretarmos as necessidades das nossas crianças, em cada momento do seu crescimento.

Tópico: Tempo Para Pais – 1º Desenvolvimento da Criança
Dia: quarta-feira 17 de Fevereiro 2021
Hora: 21.00
Link zoom: escrever sff a [email protected]